1. Veículos com recursos de segurança
Antes de ir para uma zona de construção, todos os veículos devem ser testados para garantir que seus recursos de segurança funcionem. Muitos trabalhadores da construção são feridos ou mortos por veículos e equipamentos de construção com defeito.
Alguns itens que todos os veículos devem ter incluem buzinas altas, alarme de ré, vidros de segurança transparentes, espelhos funcionando, cintos de segurança funcionais, faróis e luzes de freio brilhantes, bem como limpadores de para-brisa adequados.
2. Proteção para os olhos
Óculos de segurança , ou um protetor facial, são necessários ao trabalhar em um canteiro de obras. Ferimentos nos olhos ou no rosto geralmente são causados por objetos que penetram no olho. Soldar, cortar, usar pregos e trabalhar com concreto colocam os trabalhadores em maior risco de ferimentos nos olhos ou no rosto.
Trabalhos que envolvem fumaça, serviços públicos e produtos químicos tóxicos também podem representar uma ameaça à segurança. É essencial que as empresas de construção garantam que cada funcionário use óculos de segurança ao lidar com objetos voadores, gases, ácidos, metal derretido e outros perigos.
3. Barricadas e Sinais
Pode parecer óbvio colocar barricadas ou placas perto de um canteiro de obras, mas às vezes é ignorado. Ter placas visíveis pode alertar os motoristas sobre uma zona de construção. Isso evita que os motoristas acelerem em uma área de trabalho ou passem acidentalmente por uma zona de construção.
A sinalização adequada não só aumenta a segurança dos motoristas, mas também evita ferimentos ou mortes de trabalhadores da construção.
4. Escadas Seguras
Escadas causam alguns dos maiores acidentes entre trabalhadores da construção. Isso geralmente ocorre devido ao uso incorreto da escada ou a uma escada danificada.
Antes de os trabalhadores usarem uma escada, eles devem sempre inspecioná-la. Verificar se há graxa, sujeira, trilhos quebrados e degraus danificados pode evitar escorregões e quedas trágicos.
Se uma escada for considerada defeituosa, ela deve sempre ser devidamente marcada. Escadas de metal também não devem ser usadas perto de nenhuma área de trabalho elétrico.
5. Ferramentas de acesso à ponte
Trabalhadores de pontes frequentemente se machucam ou morrem ao cair de um nível mais alto da ponte para uma área mais baixa. Isso ocorre principalmente quando os trabalhadores não usam o equipamento correto para alcançar certas áreas da ponte. Muitos trabalhadores utilizam meios improvisados para acessar áreas, mas isso não é seguro.
Equipamentos como bridge walkers, plataformas hydra, UBITs e Paxton-Mitchel snoopers podem permitir que os trabalhadores acessem com segurança todas as seções de uma ponte. Por exemplo, os bridge walkers permitem que os trabalhadores sejam abaixados 20 pés sob uma ponte, enquanto uma plataforma hidrelétrica pode colocar os trabalhadores 35 pés sob uma ponte.