1. Capacetes
Pessoas que visitam canteiros de obras geralmente acham que podem sair sem usar capacete. Como não estão realmente trabalhando, não precisam usar proteção para a cabeça, certo? Errado.
Projetos que envolvem alturas sempre apresentam a ameaça de objetos caindo. Qualquer trabalhador ou visitante que não tenha um capacete pode sofrer ferimentos graves na cabeça por objetos caindo.
Os capacetes têm materiais especiais para proteger a cabeça. Eles são feitos de polietileno de alta densidade e, às vezes, vêm equipados com recursos de cancelamento de ruído, protetores faciais e até mesmo um rádio.
2. Proteção dos pés
Quedas representaram 14% das fatalidades no local de trabalho em 2016. Infelizmente, muitas quedas fatais ocorrem devido a tropeços ou escorregões. Andaimes ou escadas inseguros podem tornar a situação ainda mais perigosa.
Calçados adequados são um dos produtos de segurança mais essenciais na prevenção de quedas. Trabalhadores da construção devem usar calçados que sejam antiderrapantes e resistentes a furos.
Botas com biqueira de aço também podem ser úteis para proteger os pés de um trabalhador. Objetos em queda sempre têm o risco de ferir os pés de um trabalhador, resultando em ossos quebrados e incapacidade de andar.
3. Luvas
Cortes, queimaduras e perfurações são os ferimentos mais comuns nas mãos entre trabalhadores da construção. Com o equipamento de segurança de construção certo, os trabalhadores não precisarão ser enviados ao pronto-socorro com ferimentos debilitantes nas mãos.
A maioria dos trabalhadores que sofrem ferimentos nas mãos não usam luvas ou não usam o tipo correto de luvas. Os trabalhadores precisam colocar luvas sempre que lidam com objetos cortantes, produtos químicos ou vivenciam condições climáticas extremas.
Um simples par de luvas não resolve. Luvas de nível comercial com uma pegada forte podem manter os trabalhadores seguros.
4. Cobertores de incêndio
A possibilidade de incêndio existe em um canteiro de obras, especialmente se o trabalho envolver equipamento elétrico. Incêndios podem ser iniciados por fios, cabos ou canos elétricos danificados.
Ter materiais de segurança para incêndios em construções pode salvar vidas e minimizar danos causados por incêndios. Cobertores de incêndio feitos de material resistente ao fogo podem ajudar. Quando um cobertor de incêndio é colocado sobre um incêndio, o cobertor corta o suprimento de oxigênio do fogo e o extingue com sucesso.
Em caso de emergência, ele pode ser jogado sobre o fogo para evitar que ele queime rapidamente quando não houver um extintor de incêndio por perto.
5. Equipamento de visibilidade
Quando uma equipe de construção trabalha em uma ponte ou estrada, é crucial que eles usem equipamento de visibilidade. Roupas refletivas e cores brilhantes usadas pelos trabalhadores permitem que os motoristas os localizem facilmente à distância.
Trabalhadores que não usam jaquetas, coletes, calças ou macacões refletivos aumentam suas chances de serem atropelados ou causar um acidente de carro.